Sociedade Aumento do preço do cimento complica construção civil em Sofala

Aumento do preço do cimento complica construção civil em Sofala

O preço do cimento tem registado um aumento significativo, passando de 450 para 600 meticais por saco de 50 quilos, o que está a dificultar a construção de imóveis na região. 

Este agravamento dos preços tem gerado descontentamento não apenas entre os consumidores, mas também entre os fabricantes e vendedores de blocos de construção, que têm enfrentado prejuízos crescentes.

De acordo com António Alexandre, director provincial da Indústria e Comércio em Sofala, a escalada nos preços do cimento resulta da interrupção das actividades de uma das fábricas locais, o que gerou uma escassez do produto no mercado e, consequentemente, uma especulação nos preços. “Estamos cientes deste problema. O que aconteceu é que das três fábricas que temos na Beira e Dondo, que fornecem o produto ao mercado local, uma delas está com problemas administrativos. No entanto, temos informações de que a situação será resolvida em breve”, afirmou António Alexandre.

Embora duas das três fábricas continuem a operar e a fornecer cimento, a escassez do produto tem levado a alguns vendedores a adoptarem práticas de oportunismo, aumentando os preços de venda. Este panorama preocupa tanto os consumidores, que veem os custos da construção a disparar, como os pequenos empreiteiros, que já lutam contra margens de lucro reduzidas.

Recomendado para si:  Famílias ignoram alertas e permanecem em áreas de risco no Niassa

Destaques da semana