Destaque ONU rompe bloqueios e distribui ajuda alimentar após meses de crise de...

ONU rompe bloqueios e distribui ajuda alimentar após meses de crise de fome no Sudão

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Os camiões de alimentos do Programa Alimentar Mundial (PAM) chegaram na passada sexta-feira ao campo de deslocados de Zamzam, onde a fome já havia sido confirmada no início do ano. A informação foi divulgada pela porta-voz da agência da ONU, Leni Kinzli, em Genebra.

Esta operação representa um marco significativo, pois é a primeira entrega de ajuda alimentar do PAM ao campo em muitos meses, beneficiando 12.500 pessoas com assistência alimentar de emergência. Kinzli destacou a importância desta ajuda, afirmando que “mesmo que o nível de ajuda transportado pelos camiões do PAM seja apenas uma gota no oceano, estes camiões trazem esperança à população de Zamzam, que luta sozinha contra a fome, privada de qualquer apoio há muitos meses”.

Desde Abril de 2023, o Sudão vive um conflito devastador entre as Forças de Apoio Rápido (RSF), lideradas pelo general Mohamed Hamdane Daglo, e o exército sob o comando do general Abdel Fattah al-Burhan. Este conflito resultou em dezenas de milhares de mortos e no deslocamento de mais de 11 milhões de pessoas, criando o que a ONU descreve como a pior crise humanitária dos últimos tempos, com um risco iminente de fome generalizada. Ambas as partes envolvidas no conflito têm sido acusadas de crimes de guerra, com a utilização da fome como uma arma no combate.

Leni Kinzli relatou ainda que a situação no campo de Zamzam é alarmante: “As famílias estão a comer cascas de amendoim esmagadas para sobreviver” e muitos pais choram a morte dos seus filhos devido à desnutrição. A situação foi agravada pelo cerco imposto pela RSF à capital do estado do Darfur Norte, El Fasher, que há meses limita o acesso à ajuda humanitária.

A chegada dos camiões do PAM foi recebida com entusiasmo pela população, que se alinhou ao longo da estrada para aplaudir a entrega. A Sra. Kinzli sublinhou que a distribuição de ajuda é crucial neste momento crítico.

Na sequência de uma reunião na segunda-feira com o subsecretário-Geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, o general Burhan anunciou que as agências da ONU teriam autorização para estabelecer centros de abastecimento em El Obeid, Kadugli e Ed Damazin. Além disso, o pessoal da ONU poderá acompanhar os comboios e supervisionar a distribuição da ajuda.