Economia Niassa: Cresce o fluxo de viaturas importadas na fronteira de Matchedje

Niassa: Cresce o fluxo de viaturas importadas na fronteira de Matchedje

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O fluxo de viaturas importadas na fronteira de Matchedje, situada no distrito de Sanga, na província do Niassa, tem aumentado de forma significativa. 

Em média, mais de duzentas viaturas passam mensalmente por esta fronteira, provenientes do porto de Dar-es-Salam, com origens que se estendem pela Ásia, Europa e outras regiões do mundo.

O director das Alfândegas no Niassa, Viriato Agostinho, afirmou que a circulação destas viaturas resulta em uma arrecadação mensal que varia entre dezassete a vinte milhões de meticais em taxas alfandegárias. Esta situação tem gerado um impacto positivo nas receitas do estado, destacando a importância económica deste ponto de passagem.

Agostinho também explicou que a preferência dos importadores pela fronteira de Matchedje se deve, em parte, à prevalência do terrorismo em Cabo Delgado e à proximidade desta fronteira ao porto de Dar-es-Salam, que facilita a importação de veículos.

Reconhecendo a importância da estrada Unango-Matchedje para a capitalização das receitas do estado, o responsável destacou a necessidade de garantir que esta via permaneça sempre transitável. “Desafio a Administração Nacional de Estradas a assegurar que a estrada esteja em boas condições, para facilitar o fluxo comercial e a arrecadação de receitas”, sublinhou.