Capa Moçambique em risco de perder jogo com o Mali devido a manifestações

Moçambique em risco de perder jogo com o Mali devido a manifestações

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A Confederação Africana de Futebol (CAF) emitiu um alerta a Moçambique, informando que o país poderá perder o jogo agendado para sexta-feira, contra a selecção do Mali, caso ocorram manifestações durante esta semana.

O aviso foi comunicado pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, durante uma conferência de imprensa realizada hoje na capital moçambicana.

Sidat revelou que, no último sábado, a CAF confirmou que a partida se realizaria em solo moçambicano, no entanto, uma nova notificação recebida na segunda-feira deixou claro que, dada a proximidade da data FIFA, não há possibilidade de transferir o jogo para outro local. “Qualquer protagonismo que possa acontecer nesta semana, praticamente, Moçambique vai perder o jogo. Portanto, é isso que a CAF vai decidir”, alertou o dirigente.

O responsável da FMF assegurou que a federação manteve conversações com o Governo na semana passada, recebendo garantias sobre as condições de segurança para a realização do encontro.

Contudo, destacou que a CAF não considerou a opção de realizar a partida à porta fechada, tendo em conta a situação de instabilidade que o país enfrenta.

“Temos garantias das entidades governamentais de que teremos segurança. Acredito que neste momento de união vamos ter tranquilidade para realizar o jogo durante esta semana”, afirmou Sidat.

Moçambique atravessa um delicado período pós-eleitoral, marcado por protestos que clamam contra a alegada fraude eleitoral. Embora as manifestações se pretendam pacíficas, já resultaram em mortes, ferimentos e significativas perdas económicas. A situação foi exacerbada pela convocação de uma greve-geral de três dias pelo candidato presidencial independente Venâncio Mondlane, que reivindica a vitória e lidera as manifestações.

A selecção moçambicana de futebol está preparada para enfrentar o Mali, que já se encontra em Maputo, com treinos agendados até quinta-feira. No dia anterior à partida, os jogadores realizarão um treino oficial de adaptação no Estádio do Zimpeto.