Destaque Ministro da Defesa da China sob investigação por corrupção

Ministro da Defesa da China sob investigação por corrupção

O ministro da Defesa chinês, Dong Jun, está a ser alvo de uma investigação por corrupção, segundo noticiou o jornal Financial Times. A informação foi divulgada com base em relatos de actuais e antigos funcionários norte-americanos que estão familiarizados com o caso.

O inquérito em curso faz parte de uma operação mais abrangente que visa desvendar práticas corruptas nas Forças Armadas da China. Caso se confirme a acusação, Dong Jun tornar-se-á o terceiro ministro da Defesa consecutivo a enfrentar acusações de corrupção, uma situação alarmante para a liderança do Partido Comunista Chinês.

Dong, que anteriormente ocupou o cargo de comandante da marinha, foi nomeado para o cargo de ministro da Defesa em Dezembro de 2023, em decorrência da abrupta destituição do seu antecessor, Li Shangfu, que permaneceu apenas sete meses em funções. Li foi posteriormente expulso do Partido Comunista por “suspeita de corrupção” e por ter, alegadamente, “recebido grandes somas de dinheiro”, conforme relatado pela televisão estatal chinesa.

O seu predecessor, Wei Fenghe, também acusado de corrupção, viu-se na mesma situação, sendo expulso do Partido. Nos últimos meses, outras figuras de proa, incluindo os dois chefes da Força de Foguetões — responsáveis pelo programa nuclear da China — foram igualmente afastados.

Recomendado para si:  Justiça francesa agrava sentença de violador de Gisèle Pelicot para 10 anos de prisão

As investigações em curso sobre o Exército de Libertação Popular (ELP) estão a suscitar preocupações sobre a confiança do presidente Xi Jinping nas Forças Armadas. Fontes militares norte-americanas indicam que estas incertezas podem colocar em dúvida a capacidade da China para concretizar uma invasão a Taiwan até 2027, um objectivo que Xi aparentemente se comprometeu a alcançar.