Um trágico colapso de um prédio de quatro andares na movimentada zona comercial de Kariakoo resultou na morte de pelo menos quatro pessoas e deixou setenta feridas. O edifício, que abrigava diversas lojas, desmoronou repentinamente, levando a um cenário caótico na área.
Segundo o Comissário Regional de Dar es Salaam, Albert Chalamila, as operações de resgate continuam em andamento, com a esperança de encontrar sobreviventes entre os escombros. Até ao final da noite de ontem, foram resgatadas setenta pessoas, das quais sessenta e três já tiveram alta, enquanto sete permanecem sob cuidados médicos.
Chalamila relatou que as equipas de resgate, compostas por bombeiros e outras forças de segurança, têm estado a utilizar tubos de oxigénio para ajudar aqueles que ficaram presos. “A operação está a correr bem e o governo está a fornecer equipamento e especialistas para garantir que sejam implementadas medidas eficazes para salvar as pessoas presas no interior”, afirmou Muliro Jumanne, Comandante da Polícia da Zona Especial de Dar es Salaam.
Testemunhas relataram que o edifício começou a ruir por volta das 8h30, quando os comerciantes começaram a abrir as suas lojas. “O prédio começou a desmoronar lentamente e, em questão de minutos, desabou completamente. Algumas pessoas fugiram em pânico, enquanto outras ainda estavam dentro”, contou Kabila Juma, um comerciante local. Outra testemunha sugeriu que as recentes obras de renovação e ampliação da área subterrânea podem ter contribuído para a tragédia.
A Rádio Moçambique contactou o Embaixador de Moçambique na Tanzânia, que, embora tenha afirmado que ainda é cedo para determinar se há cidadãos moçambicanos entre as vítimas, garantiu que a embaixada está a acompanhar de perto as operações de resgate. “Um colega da embaixada está presente para monitorar a situação”, declarou Ricardo Mtumbuída.