Destaque Mpox já causou mais de mil mortes em 18 países desde o...

Mpox já causou mais de mil mortes em 18 países desde o início do ano

O Mpox, uma doença viral que tem gerado crescente preocupação a nível global, já resultou em mais de mil mortes em 18 países desde o início de 2023. 

Segundo os dados mais recentes da Agência de Saúde Pública da União Africana, o continente africano contabilizou 45.327 casos de infecção, dos quais 9.114 foram confirmados através de testes laboratoriais.

O epidemiologista Ngashi Ngongo, chefe do Gabinete Executivo dos Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África), revelou que o número de casos confirmados este ano aumentou em 400% em comparação com todo o ano anterior.

A República Democrática do Congo (RDC), considerado o epicentro da epidemia, juntamente com o Burundi, é responsável por impressionantes 96% das 1.001 novas infecções confirmadas apenas na última semana.

Enquanto isso, países como Gabão, Guiné-Conacri, Ruanda, Camarões e África do Sul não registaram novos casos nas últimas quatro semanas, conforme os dados obtidos pelo CDC África.

Em termos de vacinação, Ngongo informou que cerca de 5,6 milhões de doses de vacinas foram confirmadas para envio a África. Dentre estas, estão incluídas 2,5 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic e três milhões de doses do imunizante produzido pela japonesa KM Biologics.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 09 de Outubro de 2025

As nações da República Democrática do Congo, Nigéria, Ruanda, República Centro-Africana, África do Sul e Costa do Marfim já delinearam planos de vacinação, sendo que a RDC e o Ruanda já iniciaram a administração das vacinas.

As várias epidemias de Mpox em África são impulsionadas por distintos padrões de transmissão. A nova variante do vírus é principalmente transmitida de humano para humano, ao passo que a versão anterior tinha origem animal, conforme um estudo publicado na prestigiada revista científica Cell.

Este cenário alarmante levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar o Mpox como uma emergência de saúde pública a nível mundial, motivando investigações aprofundadas sobre as características específicas das diferentes variantes do vírus, no que toca à sua perigosidade, contagiosidade e modos de transmissão.

As autoridades de saúde apelam à população para permanecer alerta e siga as orientações das instituições de saúde, enquanto esforços globais continuam para controlar a disseminação desta doença.