Capa Despiste de camião da Frelimo na Zambézia resulta em um morto e...

Despiste de camião da Frelimo na Zambézia resulta em um morto e 93 feridos

Um acidente ocorrido na província da Zambézia, centro de Moçambique, envolvendo um camião que transportava simpatizantes da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), deixou uma vítima mortal e 93 feridos. 

O grupo retornava de um comício eleitoral do candidato presidencial Daniel Chapo, apoiado pela Frelimo, quando o veículo se despistou e colidiu com parte da estrutura de uma ponte metálica no distrito de Milange, na noite de quarta-feira.

Segundo Ludmila Magune, porta-voz do partido no poder, “Dos 93 feridos, dois foram transferidos para o Hospital Provincial da Zambézia, enquanto sete permanecem internados no Hospital Distrital de Milange. Os restantes receberam alta e já estão em suas residências”.

O acidente ocorreu quando o grupo retornava de um comício de Daniel Chapo, que concorre à presidência da República com o apoio da Frelimo. Durante o percurso, o camião despistou-se e embateu contra a ponte, resultando em ferimentos graves e um óbito. “Infelizmente, registámos um óbito durante a madrugada. A vítima, uma senhora, já apresentava um quadro de anemia, que foi agravado pelo acidente”, relatou uma profissional de saúde do Hospital Distrital de Milange, conforme divulgado pela imprensa local.

Recomendado para si:  Agente da PRM detido por alegada ligação a assalto que matou três pessoas

A Frelimo, através da sua representação distrital, está a providenciar “assistência directa” às vítimas do acidente, assegurou Ludmila Magune.

Este incidente evoca memórias de outro trágico episódio ocorrido em Setembro de 2019, quando 10 pessoas morreram e 85 ficaram feridas durante a saída tumultuosa de um comício eleitoral da Frelimo em Nampula. Na altura, o comício era conduzido pelo então candidato presidencial e actual chefe de Estado, Filipe Nyusi.

A campanha para as eleições gerais de 9 de Outubro deste ano em Moçambique iniciou a 26 de Agosto, contando com quatro candidatos à Presidência da República e 37 forças políticas a disputar as eleições legislativas e provinciais. Mais de 17 milhões de eleitores estão inscritos para votar, incluindo 333.839 registados no estrangeiro, de acordo com dados oficiais.

Na corrida à presidência, destacam-se Daniel Chapo, pela Frelimo, Ossufo Momade, pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Lutero Simango, pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e Venâncio Mondlane, pelos extraparlamentares Povo Otimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos) e Revolução Democrática (RD).

Destaques da semana