Sociedade Casos de tuberculose disparam em Chibuto com aumento da capacidade de diagnóstico

Casos de tuberculose disparam em Chibuto com aumento da capacidade de diagnóstico

As autoridades de saúde do distrito de Chibuto, na província de Gaza, diagnosticaram este ano 569 casos de tuberculose, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior. 

Em 2023, foram identificados 460 doentes com esta doença nas unidades de saúde da região, o que indica um acréscimo de 109 casos em 2024.

Segundo José Morona, Director Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social em Chibuto, o aumento no número de casos está directamente relacionado com a melhoria na capacidade de diagnóstico.

Este ano, o número de unidades de saúde com capacidade para despistar a tuberculose passou de três para nove, ampliando assim a detecção de novos casos.

O director informou também que a taxa de cura da tuberculose no distrito é bastante encorajadora, alcançando 96%. No entanto, 2% dos pacientes abandonam o tratamento, o que representa um desafio para o controlo da doença.

Para combater a propagação da tuberculose nas comunidades, as autoridades de saúde locais têm implementado a busca activa dos doentes que abandonam o tratamento. Este processo é realizado com base num banco de dados que permite identificar e localizar os pacientes, assegurando que recebam os cuidados necessários para concluir o tratamento e evitar a disseminação da doença na região.

Recomendado para si:  INAE concede prazo de três meses para comerciantes liquidarem stocks de bebidas alcoólicas

A tuberculose continua a ser uma das principais preocupações de saúde pública em Chibuto, mas o reforço no diagnóstico e a taxa de cura demonstram os esforços em curso para controlar a doença e proteger a população local.