Destaque Mpox: Mais de 22.800 casos e 622 mortes em África

Mpox: Mais de 22.800 casos e 622 mortes em África

Desde Janeiro, foram registados mais de 22.800 casos de mpox e pelo menos 622 mortes associadas à doença em 13 países africanos, conforme confirmado pela União Africana. O continente continua à espera de vacinas para combater a epidemia.

Jean Kaseya, director-geral dos Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África), informou numa conferência de imprensa online que, com quase 4.000 casos relatados numa única semana, o surto está a aumentar em comparação com a semana anterior. “Isto mostra-nos que o surto ainda está a progredir”, afirmou Kaseya, reiterando o apelo por vacinas tão aguardadas.

Os dados mais recentes da agência da União Africana destacam a dificuldade na notificação de casos em muitos países da região. Até agora, foram documentados 22.863 casos de mpox (3.641 confirmados e 19.222 pendentes de resultados de análise) em 13 países africanos, nomeadamente Burundi, Camarões, República Centro-Africana, República Popular do Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gabão, Libéria, Quénia, Nigéria, Ruanda, África do Sul e Uganda.

Recomendado para si:  Filho de Kadhafi é assassinado em ataque armado na Líbia

Kaseya alertou para a fraca vigilância epidemiológica na África, mencionando que muitas áreas estão a enfrentar subnotificação dos casos. Para melhorar o registo das infecções, a instituição planeia enviar 72 epidemiologistas para as zonas afectadas.

Destaques da semana