Dois homens estão a ser investigados pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) após terem sido encontrados na posse de dez garras e quatro dentes, supostamente provenientes de um leão.
Os detidos foram identificados como J. Munhae, de 34 anos, moto-taxista e solteiro, e C. Tomo, de 42 anos, camponês e também solteiro.
Segundo Alfeu Sitoe, porta-voz do SERNIC, os suspeitos foram surpreendidos com os referidos materiais em Nhamatanda. Na altura da detenção, um terceiro indivíduo, identificado como M. Luís, conseguiu escapar, estando neste momento a decorrer diligências para a sua captura.
C. Tomo revelou que recebeu os troféus de um amigo já falecido, há cerca de quatro meses, e tinha a intenção de os vender. Durante o processo de procura de compradores, conheceu M. Luís, que se prontificou a encontrar interessados. Após alguns dias, M. Luís informou que tinha encontrado um comprador em Tica. No entanto, antes de conseguirem concretizar o negócio, ambos foram detidos.
O acusado afirmou que planeava vender os troféus por cinco mil meticais, pretendendo dividir o valor com o seu cúmplice, agora em fuga. Contudo, há informações de que a negociação com o potencial cliente rondava os oitenta mil meticais pelos troféus.