Pelo menos 11 pessoas morreram após o desmoronamento de uma ponte no norte da China, reportou a agência oficial chinesa Xinhua. O incidente ocorreu num período em que várias regiões do país enfrentam chuvas torrenciais.
A estrutura de uma autoestrada colapsou na noite de sexta-feira (hora local) “devido a um forte aguaceiro e inundações repentinas” na cidade de Shangluo, localizada na província de Shaanxi, conforme informou a Xinhua.
Shangluo situa-se aproximadamente 900 quilómetros a sudoeste de Pequim.
Imagens transmitidas pela televisão estatal chinesa CCTV mostram a ponte parcialmente desmoronada, com uma parte submersa no rio.
Cinco veículos caíram ao rio, e as operações de resgate continuam esta manhã, segundo as autoridades locais citadas pela Xinhua.
Desde terça-feira, extensas áreas do norte e centro da China têm sido assoladas por chuvas torrenciais, resultando em inundações e significativos danos materiais.
Na mesma província de Shaanxi, as chuvas intensas causaram a morte de cinco pessoas e deixaram oito desaparecidas em Baoji, cidade com uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes, informou a Xinhua na sexta-feira.
A China está a enfrentar condições meteorológicas extremas neste verão, com temperaturas recorde em várias regiões, particularmente no norte, enquanto o sul do país sofre com chuvas intensas e inundações.
Os cientistas alertam que as alterações climáticas, agravadas pelas emissões de gases com efeito de estufa, estão a tornar estas condições meteorológicas extremas mais frequentes e severas.
Em Maio, 48 pessoas morreram devido ao desmoronamento de uma autoestrada no sul da China, também causado por chuvas torrenciais.