Desde o último domingo, a circulação dos comboios de passageiros e mercadorias nas linhas férreas entre Ressano Garcia e Goba foi interrompida para permitir obras de manutenção em toda a rede ferroviária do Sul. Essas obras estão programadas para durar até 13 dias.
Os residentes e trabalhadores das áreas de Goba e Ressano Garcia, bem como aqueles que viajam entre essas localidades, estão actualmente utilizando outros meios de transporte alternativos ao ferroviário devido à suspensão temporária dos comboios nessas duas linhas.
A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) comunicou oficialmente que a interrupção será contínua durante os próximos 13 dias.
Segundo a Direcção Executiva do CFM-Sul, essa interrupção faz parte do programa anual de manutenção em toda a rede ferroviária do Sul. As actividades de manutenção incluem a substituição de trilhos para garantir maior segurança na via. Durante o período de 1º a 13 de Junho, todos os comboios de passageiros e mercadorias com destino a Ressano Garcia/RSA e Goba/Reino de Eswatini estarão suspensos.
No entanto, os comboios urbanos que operam nas linhas Maputo/Matola-Gare e Maputo/Boane poderão continuar a circular condicionalmente, desde que haja comunicação prévia em caso de alterações.
Essa medida foi tomada após a interrupção ocorrida há menos de 2 meses na circulação de comboios de passageiros e carga na Região Sul do país, devido ao soterramento das linhas férreas causado pelas fortes chuvas na Província e Cidade de Maputo.