Moçambique arrecadou, no ano passado, 473 milhões de dólares americanos com a importação de viaturas e acessórios, um aumento significativo em relação aos cerca de 415 milhões de dólares registados em 2022.
Diante deste crescimento, o Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, sublinhou a necessidade de reformular as políticas de importação e venda de automóveis para melhor responder ao aumento do parque automóvel e à crescente demanda por veículos no país.
Durante a abertura da segunda edição da Feira Automóvel Multi-marcas, Maputo AutoShow, que decorreu hoje em Maputo, Agostinho Vuma destacou também a importância de a indústria de importação e comercialização de viaturas se alinhar com as necessidades de preservação ambiental.
A Feira Automóvel é organizada pela CTA em colaboração com a empresa FiveStar. Paulo Collinson, director-geral da FiveStar, referiu que o evento proporciona aos cidadãos uma oportunidade para conhecerem as últimas tendências do mercado automóvel.
Na Feira Automóvel, que apresenta uma variedade de viaturas novas e usadas, incluindo camiões, são também exibidos serviços associados, como peças, pneus, seguradoras e outros.
Paralelamente ao evento de três dias, realiza-se um debate com o tema “Importação na Venda e Comercialização de Viaturas em Moçambique – Desafios e Perspectivas”, que visa discutir os principais desafios e as perspectivas futuras do sector automóvel no país.