Um indivíduo encontra-se sob custódia do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) na cidade da Matola, acusado de roubo de veículos na República da África do Sul (RAS).
O suspeito negou qualquer envolvimento, alegando nunca ter atravessado a fronteira para cometer tais crimes no país vizinho.
No entanto, o porta-voz do SERNIC em Maputo, Henrique Mendes, esclareceu que os roubos eram realizados em colaboração com uma gangue especializada neste tipo de delitos, que utilizava a fronteira de Goba para as suas incursões criminosas.
“As autoridades sul-africanas relataram que o suspeito e seus cúmplices roubavam carros de alta cilindrada para vendê-los posteriormente na cidade da Matola. Os potenciais compradores eram seleccionados cuidadosamente pela rede de ladrões de veículos de luxo”, informou Mendes. Ele acrescentou que, graças à cooperação das forças policiais sul-africanas, foram realizadas investigações que levaram à neutralização do primeiro membro da gangue, embora os outros cúmplices ainda estejam foragidos.