Para dinamizar a actividade pesqueira e acelerar o desenvolvimento na província de Nampula, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou que Angoche contará com um novo porto a partir de Julho.
O anúncio foi feito no sábado durante a inauguração do Mercado de Peixe, na zona turística de Chocas Mar, em Mossuril.
Segundo o Presidente, o porto será multiuso, começando com a pesca, mas evoluindo para acomodar a exportação de outros produtos, incluindo minerais.
“Nós vamos iniciar a construção em Julho. Será um porto de pesca construído de forma evolutiva. A primeira fase terá um grande impacto desde a Baía de Sofala, passando por Pebane, até Moma. Esta é uma zona rica em peixe, e o novo porto facilitará o embarque e desembarque de pescado para os grandes portos”, afirmou Nyusi.
Além do futuro porto, a estrada Angoche-Nametil, que já está em construção, completará a ligação terrestre entre Angoche e a cidade de Nampula, num troço de cerca de 100 km.
Manuel Rodrigues, governador de Nampula, destacou a importância das duas infraestruturas para o desenvolvimento de Angoche e de toda a região. “A construção do porto de pesca e as obras de asfaltagem da estrada são um marco que irá impulsionar o desenvolvimento e completar a cadeia de produção pesqueira na região”, acrescentou Rodrigues.
A província de Nampula possui 10 distritos ao longo dos cerca de 2770 quilómetros de costa do país, destacando-se pela sua potencialidade pesqueira.