As consequências das falhas da SIMO Rede têm um impacto significativo, afetando mais de 17 milhões de contas, de acordo com declarações feitas por Paulo Oliveira, presidente do pelouro de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Sistema Financeiro da CTA.
Empresas do setor comercial que dependem fortemente do uso de POS para transações com o público são as mais prejudicadas, com a sua faturação diária comprometida.
Estimativas reveladas pelo referido pelouro indicam que cerca de 16.7 milhões de contas enfrentam dificuldades na realização de operações bancárias. Por exemplo, se cada pessoa pretende usar um mínimo de 200 meticais por dia para compras, a economia perde cerca de 3.340 milhões de meticais diariamente, principalmente neste período de final de mês.
Além disso, devido a estas falhas, realizar pagamentos nestes dias implica custos de transação elevados e demanda tempo adicional para deslocações às agências bancárias, espera e outros custos não quantificáveis. Isso inclui a quebra de confiança entre os clientes e os prestadores de serviços, resultando em remuneração extra e afetando a credibilidade do sistema financeiro nacional. Aspectos relacionados à segurança também são prejudicados, minando os esforços de inclusão financeira.