Na sequência de uma série de assassinatos de mulheres ocorridos nos meses de Março e Abril no distrito de Mandlakazi, em Gaza, as autoridades detiveram um cidadão suspeito de ser o responsável por esses crimes.
O indivíduo, com trinta e cinco anos, foi capturado na noite de terça-feira no distrito municipal de Katembe, na cidade de Maputo, graças ao trabalho do SERNIC (Serviço Nacional de Investigação Criminal).
Carlos Macuácua, chefe das Relações Públicas no comando provincial da PRM (Polícia da República de Moçambique) em Gaza, confirmou a detenção do suposto assassino de mulheres em Mandlakazi. Após a captura em Maputo, o suspeito foi transferido para Gaza para que os crimes cometidos pudessem ser devidamente esclarecidos.
O indivíduo, actualmente internado no Hospital Provincial de Xai-Xai, admitiu ter cometido os onze homicídios pelos quais é acusado, incluindo o de uma criança. Surpreendentemente, ele alega não saber por que cometia esses assassinatos e expressou arrependimento.
Vale ressaltar que antes dessa série de assassinatos em Mandlakazi, o suspeito, que já tinha cadastro, era um foragido da penitenciária de Mabalane. Ele havia cumprido seis anos de prisão dos dezasseis a que fora condenado por matar sua esposa. Agora, enfrentará a justiça novamente por esses terríveis crimes contra mulheres.