Destaque Casal Burundês escapa de linchamento após acusações de abrigar terroristas

Casal Burundês escapa de linchamento após acusações de abrigar terroristas

Um casal de nacionalidade burundesa teve uma estreita fuga à morte por linchamento esta semana no bairro de Muhala-Expansão, depois de ser acusado pelos vizinhos de albergar terroristas em sua residência.

O incidente começou com uma disputa por um terreno, alegadamente propriedade de um indivíduo de 52 anos, cuja identidade não foi revelada, que espalhou informações de que o casal estava a abrigar terroristas.

Segundo relatos, na noite de sábado passado, o indivíduo propôs vender o terreno, numa armadilha preparada para o linchamento. “Comprámos o terreno há 16 anos. Depois de todos esses anos, este senhor apareceu a afirmar que era o verdadeiro dono. Foi aí que começaram os problemas”, contou uma das vítimas. Acrescentou ainda que várias vezes foi proposta uma negociação ao suposto proprietário como uma solução, mas sem sucesso.

Frustrada a tentativa de negociação, o suposto proprietário convocou os vizinhos, acusando o casal burundês de albergar terroristas.

A porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Rosa Chaúque, afirmou que esta ação do suposto proprietário colocou em perigo a vida do casal. Garantiu que as autoridades estão a fornecer assistência ao casal para evitar o linchamento.

Recomendado para si:  Parlamento peruano aprova destituição da Presidente Dina Boluarte até eleições de 2026

Após ser detido pela Polícia, o indiciado negou todas as acusações, alegando que se tratava de uma manobra do casal para tomar posse do seu terreno sem compensação adequada.