Economia Banco de Moçambique inspecciona Millennium Bim

Banco de Moçambique inspecciona Millennium Bim

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O Banco de Moçambique designou Hélder Manuel Chachuaio como inspector residente do Banco Internacional de Moçambique (Millennium bim), numa função atribuída pela instituição reguladora do sistema financeiro nacional.

Esta nomeação surge no contexto de um acompanhamento que o Banco de Moçambique estava a realizar ao banco comercial.

O inspector residente terá várias responsabilidades no Millennium bim, incluindo o controlo interno do banco. Entre as suas tarefas estarão o monitoramento do sistema de pagamentos, do modelo de negócio e da estratégia do banco, bem como a análise dos desenvolvimentos no sistema de gestão e controlo interno da instituição.

Além disso, Chachuaio participará nas reuniões mais importantes da direção do banco, integrando os órgãos colegiais como a assembleia geral, o conselho de administração e o conselho fiscal, entre outros.

Apesar desta ação de supervisão, o Banco de Moçambique assegurou que o Millennium bim continua sólido e estável, conforme comunicado disponível na página eletrónica do banco central.

Esta decisão ocorre num momento em que os bancos comerciais enfrentam falhas frequentes no sistema de pagamentos, decorrentes do processo de transição do sistema antigo para um novo, de acordo com o governador do Banco de Moçambique.

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) salientou a necessidade de os bancos comerciais terem tempo para aperfeiçoar a nova tecnologia implementada, afirmando que os problemas estão em processo de resolução.

O Millennium bim, um dos maiores bancos do sistema financeiro nacional, registou um lucro de 7211 milhões de Meticais no ano passado, representando um aumento de 9% em relação ao ano anterior, conforme o Relatório e Contas do banco referente a 2023.

Ganhe 1000MT hoje no Aviator. Comece com 10MT.