Destaque Zuma alega desrespeito à justiça por parte de Ramaphosa

Zuma alega desrespeito à justiça por parte de Ramaphosa

Jacob Zuma, ex-presidente da África do Sul, acusa o seu sucessor, Cyril Ramaphosa, de desrespeitar a Justiça por não comparecer a tribunal num processo movido pelo ex-presidente contra o atual.

No ano passado, Zuma iniciou um processo contra Ramaphosa devido à suposta inação do procurador público Billy Downer, que teria tentado obstruir um caso judicial relacionado com suborno e alegada corrupção na compra de armamento pelo país.

A decisão sobre este processo particular de Zuma contra Ramaphosa foi adiada pelo Tribunal Superior de Gauteng, em Joanesburgo, para 6 de agosto. Zuma alega que o não comparecimento do seu sucessor ao tribunal constitui um desrespeito à justiça sul-africana e considera a liderança de Ramaphosa como um problema para o país.

Recentemente, Zuma anunciou a sua dissidência do antigo movimento nacionalista africano, o ANC, no qual militou desde os anos 1960, e fundou o novo partido político uMkhonto weSizwe (MKP), com o objetivo, segundo afirma, de salvar a nação do ANC liderado por Ramaphosa.

Recomendado para si:  Banco de Moçambique garante autenticidade de notas do metical sem número de série

Destaques da semana