Economia Produção de frango em Maputo aumenta para 8,3 mil toneladas em 2023

Produção de frango em Maputo aumenta para 8,3 mil toneladas em 2023

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A cidade de Maputo, capital de Moçambique, registrou um aumento na produção de carne de frango em 2023, atingindo um total de 8.348,5 toneladas em comparação com 7.795,8 toneladas em 2022, representando um crescimento de sete por cento.

Este aumento é atribuído às campanhas de sensibilização para vacinação, à disponibilidade de vacinas e à implementação de medidas de controlo de movimento de animais e seus produtos.

Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira, no bairro de Inguide, distrito municipal de Ka Tembe, em Maputo, durante o lançamento da campanha de vacinação animal de 2024, pelo diretor do Serviço das Atividades Económicas na Cidade, Hélio Neves.

Neves destacou que a pecuária é um setor em crescimento com um grande potencial para a criação de empregos e contribuição para a economia. Ele salientou a importância das cadeias de valor pecuário na geração de renda familiar e emprego seguro.

O Conselho de Serviços Representação do Estado na Cidade de Maputo (CSRECM) comprometeu-se a aumentar a produção introduzindo tecnologias resilientes e medidas de prevenção e controlo de doenças animais.

Para esta campanha, está prevista a vacinação de 950 bovinos contra o carbúnculo hemático, 600 bovinos contra o carbúnculo sintomático, 98.000 aves contra a doença de Newcastle e 16.000 animais contra raiva, além de outros animais. Também serão administrados 2.500 banhos carracicidas.

O CSRECM alerta sobre a importância da vacinação animal para prevenir doenças graves, como a Febre Aftosa, que pode ter um impacto negativo na economia ao interromper as transações comerciais com mercados internacionais.

Além disso, o CSRECM enfatiza a necessidade de vigilância epidemiológica e pronta intervenção em casos de doenças detectadas, como o carbúnculo hemático recentemente identificado na província de Manica.