O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) procedeu à incineração de 80 quilogramas de drogas diversas no município da Matola.
Após o procedimento, o porta-voz da corporação na província de Maputo, Samussone Mahumane, revelou que a “cannabis sativa”, vulgarmente conhecida como “soruma”, continuou a ser a substância psicoativa mais consumida no ano passado.
Mahumane observou que foram apreendidas pequenas quantidades de haxixe, uma substância estupefaciente cuja aquisição implica custos elevados. A maior parte das drogas foi confiscada em plantações localizadas em Namaacha e Matutuine, enquanto outra parte teve origem em Eswatini, o que se revela uma situação desafiadora de controlar devido à presença de uma vasta rede de traficantes.
No ano passado, foram instaurados 67 processos relacionados com os estupefacientes apreendidos em várias operações realizadas nas plantações e pontos de venda clandestinos em todos os distritos, informou Mahumane.
A fonte salientou ainda a importância de as comunidades denunciarem, sem receio de represálias, os locais de comercialização e consumo de drogas ilícitas. Esta ação é vista como fundamental para reduzir os índices de toxicodependência, que afetam cada vez mais adolescentes e jovens.