O Gabinete de Implementação do Projeto Mphanda Nkuwa está atualmente em busca de um novo parceiro para a construção da linha de alta tensão de 1400 quilómetros entre Tete e Maputo, como parte do empreendimento hidroelétrico planeado para ser construído no rio Zambeze, no distrito de Marara, em Tete.
A revelação foi feita pelo diretor do gabinete, Calos Yum, durante uma palestra realizada ontem na Universidade Pedagógica de Maputo, na qual foram discutidas as fases que levarão à implementação efetiva do projeto.
“Estamos a lidar com questões específicas relacionadas com as manifestações de interesse de financiamento e as coisas estão a correr bem”, afirmou Yum quando questionado sobre a busca de financiamento para atender às necessidades do projeto.
Yum explicou que, ao mesmo tempo, estão a ser estruturados os acordos de energia, aproveitando os vários estudos que alimentam o modelo financeiro deste tipo de investimento.
Os trabalhos incluem a parte legislativa relacionada com o contrato de concessão, atividades que ocupam grande parte do tempo da equipa, juntamente com diversos estudos de impacto ambiental e social.