Destaque Hamas regista 30.960 mortes desde o início da guerra

Hamas regista 30.960 mortes desde o início da guerra

O Ministério da Saúde do Hamas anunciou que 30.960 pessoas perderam a vida na Faixa de Gaza desde o início do conflito entre Israel e o movimento islamita palestiniano.

Nas últimas 24 horas, 82 pessoas faleceram, conforme indicado pelo ministério em comunicado. Além disso, 72.524 indivíduos ficaram feridos desde o início da guerra, que teve início em 7 de outubro.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada no ano passado por um ataque sem precedentes realizado por combatentes do Hamas, que estão no poder no enclave palestiniano desde 2007. Esse ataque ocorreu no sul de Israel e resultou em 1.163 mortes, a maioria das quais eram civis, de acordo com o balanço mais recente das autoridades israelitas.

Em resposta, Israel declarou guerra com o objetivo de “erradicar” o Hamas.

Cerca de 250 pessoas foram sequestradas e levadas para Gaza em 7 de outubro. Segundo Israel, 130 ainda estão em cativeiro, e 31 delas terão morrido após a libertação de mais de uma centena de reféns durante um cessar-fogo de uma semana em novembro.

O conflito também resultou em quase dois milhões de deslocados, mergulhando o superpovoado e empobrecido enclave palestiniano numa grave crise humanitária. Toda a população está a enfrentar níveis alarmantes de fome, conforme alertado pelas Nações Unidas.

Recomendado para si:  Nove moçambicanos recuperam após inalação de gás tóxico em Portugal

Destaques da semana