Destaque Filho de ex-Presidente da Guiné-Bissau condenado nos EUA por tráfico de heroína

Filho de ex-Presidente da Guiné-Bissau condenado nos EUA por tráfico de heroína

Malam Bacai Sanha Jr, filho de um ex-Presidente da Guiné-Bissau, foi condenado a uma pena de mais de seis anos e meio de prisão nos Estados Unidos por participação numa conspiração transnacional de tráfico de heroína. A sentença foi anunciada pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Sanha Jr, de 52 anos, filho do ex-Presidente Malam Bacai Sanha, que liderou o país de 2009 até à sua morte em 2012, foi considerado líder de uma organização transnacional de tráfico de drogas. Em setembro do ano passado, declarou-se culpado de conspiração para distribuição de substância controlada para fins de importação ilegal, de acordo com as autoridades norte-americanas.

Segundo a Administração de Repressão às Drogas (DEA) dos EUA, Sanha Jr tinha a intenção de financiar uma futura campanha presidencial em 2025 e um golpe de Estado na Guiné-Bissau com os lucros do tráfico de drogas. O juiz distrital dos EUA, Keith Ellison, ordenou que cumprisse uma pena de 80 meses de prisão.

Recomendado para si:  Cidadão malawiano detido em Tete por posse ilegal de arma de pressão

Conhecido como “Bacaizinho” na Guiné-Bissau, Sanha Jr, que já tinha sido conselheiro económico no governo do pai, foi extraditado para os EUA em agosto de 2022, após ter sido detido na Tanzânia. Ele estava numa prisão no estado do Texas quando recebeu a sentença.

O tribunal norte-americano observou que Sanha Jr estava diretamente envolvido na importação de heroína da Europa para os Estados Unidos e que suas atividades de tráfico de drogas eram extensivas.

Para além disso, Sanha Jr trabalhava com co-conspiradores internacionais para importar heroína de vários países para Portugal, antes de ser distribuída para os Estados Unidos. A investigação envolveu a colaboração de diversas agências e organizações internacionais, incluindo a Polícia Judiciária portuguesa.

Destaques da semana