O julgamento do ex-ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, Suleimane Seidi, e do ex-secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, acusados de corrupção, terá início na próxima segunda-feira.
Suleimane Seidi e António Monteiro foram detidos em 30 de novembro, após serem ouvidos pelo Ministério Público, enfrentando acusações de abuso de poder, violação de normas orçamentais, desvio de fundos públicos, abuso de confiança e fraude fiscal.
Os ex-governantes estão a ser processados por terem autorizado o pagamento de 9.821.520 milhões de dólares de dívidas a 11 empresários, um ato que o Ministério Público e o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, consideraram ser corrupção. Além disso, António Monteiro enfrenta acusações adicionais de participação económica.
Os advogados de defesa dos ex-governantes afirmam ter apresentado um recurso contra as acusações ao Ministério Público, mas ainda não obtiveram resposta. O julgamento está marcado para segunda-feira, no Tribunal da Relação em Bissau.