Internacional Reeleição de Nayib Bukele oficializada em El Salvador

Reeleição de Nayib Bukele oficializada em El Salvador

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de El Salvador oficializou a reeleição de Nayib Bukele como presidente do país, com 82,66% dos votos válidos. A votação aconteceu no dia 4 de fevereiro e contou com a participação de 52,6% do eleitorado.

Bukele recebeu 2,7 milhões de votos de um total de 3,2 milhões de eleitores que foram às urnas no país e no exterior. Este resultado o torna o primeiro presidente salvadorenho a ser reeleito desde a redemocratização do país, que pôs fim a décadas de ditadura militar.

A reeleição de Bukele foi possibilitada por uma decisão de juízes constitucionais leais ao governo, que interpretaram a Constituição de forma a permitir a sua candidatura. A carta magna do país proíbe a reeleição presidencial, mas a corte decidiu que Bukele poderia se candidatar novamente após um período de seis meses fora do cargo.

O presidente eleito celebrou o resultado nas redes sociais, agradecendo “ao povo salvadorenho” pelo apoio. Seus principais adversários, Manuel Flores da Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN) e Joel Sánchez da Aliança Republicana Nacionalista (Arena), obtiveram 6,25% e 5,44% dos votos, respectivamente.

Com a oficialização da vitória de Bukele, o TSE agora se concentrará na análise dos resultados das eleições legislativas, que também aconteceram no dia 4 de fevereiro.

Ganhe 1000MT hoje no Aviator. Comece com 10MT.