Destaque Beira: Polícia apreende 25 mil Meticais em notas falsificadas

Beira: Polícia apreende 25 mil Meticais em notas falsificadas

Na Cidade da Beira, foram apreendidos pela Polícia da República de Moçambique 25 mil meticais em notas falsas.

Esta é a segunda vez, neste mês de fevereiro, que as autoridades apreendem notas falsas, e, tal como na primeira ocasião, o autor do crime não foi localizado.

À primeira vista, as notas apreendidas pela polícia parecem ser autênticas. No entanto, uma análise mais cuidadosa revela que são falsas. Um total de 25 notas foram apreendidas na posse de um indivíduo que tentava depositá-las numa carteira móvel.

O suspeito alega que recebeu o dinheiro de um desconhecido na via pública, que lhe prometeu emprego. “Ele deu-me o número dele e eu dei o meu. Ele disse que ia ligar às 18h00 e, depois disso, veio ao meu encontro. Ele perguntou se eu estava interessado em ter emprego, e eu respondi que sim. Depois, orientou-me para depositar o dinheiro num agente de carteira móvel. Fui depositar o dinheiro num agente do M-Pesa e, depois de ele contar as notas, disse que eram falsas”, explicou o suspeito.

Recomendado para si:  Edson Macuácua garante indulto a detidos durante manifestações eleitorais de 2024

O agente da carteira móvel e as pessoas próximas que estavam atentas verificaram a autenticidade do dinheiro, retiveram o jovem e chamaram a Polícia.

Dércio Chacate, porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Sofala, expressou preocupação com o caso, considerando que este é o segundo incidente do tipo ocorrido este mês. Ele sugeriu que pode ser a mesma pessoa a instrumentalizar os indivíduos para cometerem este tipo de crimes.

A Polícia apelou a todos os agentes de carteiras móveis para redobrarem a vigilância e colaborarem imediatamente com as autoridades.