Destaque Venâncio Mondlane anuncia candidatura à presidência da Renamo

Venâncio Mondlane anuncia candidatura à presidência da Renamo

O líder da lista da Renamo na Cidade de Maputo nas últimas eleições autárquicas revelou em Nacala, na província de Nampula, a sua intenção de concorrer à presidência do partido.

Venâncio Mondlane visitou a cidade de Nacala nesta sexta-feira para encontrar-se com o presidente da autarquia, Raul Novinte, que esteve em prisão domiciliária por 30 dias, acusado de incitamento à desobediência coletiva.

Ao chegar à residência de Novinte, acompanhado por membros e simpatizantes da Renamo, Venâncio Mondlane aproveitou a ocasião para anunciar a sua intenção de candidatar-se à presidência da Renamo.

“Quero anunciar para Moçambique e para o mundo, aqui em Nacala, onde consigo sentir os ideais do primeiro Comandante-em-Chefe das Forças da Resistência Nacional de Moçambique, que eu, Venâncio Mondlane, membro sénior do partido Renamo, estou disponível e vou avançar como candidato à presidência da Renamo no próximo Congresso”, afirmou Mondlane.

Na mesma ocasião, criticou novamente as declarações do porta-voz do partido, José Manteigas, que sugeriu que o facto de Venâncio Mondlane e Manuel de Araújo terem sido candidatos nas autárquicas e obtido um número elevado de votos, e serem “novos” na Renamo, não os torna mais qualificados do que Ossufo Momade para liderar o partido.

Recomendado para si:  Governo prevê encerramento da lixeira de Hulene até 2027

Contrariando essa informação, Venâncio apelou à consideração do envolvimento dos jovens presentes nas marchas e na campanha eleitoral.

O líder da lista da Renamo na Cidade de Maputo afirmou ainda já ter o seu manifesto pronto para apresentar aos membros da Renamo, assim que forem anunciadas as candidaturas para as eleições internas do partido.