Um menor de 16 anos encontra-se sob custódia do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) por ser apanhado na posse de 120 quilogramas de cannabis sativa, vulgarmente conhecida por suruma, no bairro Acordos de Lusaka, na cidade de Quelimane, na Zambézia.
O porta-voz do SERNIC, Maximino Amílcar, informou ontem, durante a conferência de imprensa habitual, que o suspeito escondia a droga, da variedade swázi, no quarto da residência onde trabalhava como empregado doméstico e segurança.
Amílcar explicou que a corporação teve conhecimento de um veículo que saiu do Aeroporto de Quelimane na quinta-feira, transportando uma quantidade significativa de cannabis para uma casa no bairro Acordos de Lusaka.
No dia seguinte, os agentes deslocaram-se ao local onde a droga estava escondida e não encontraram o dono da mesma, apenas o empregado doméstico e segurança da residência, que se encontra agora sob custódia das autoridades policiais.
As autoridades suspeitam que a droga tenha vindo da cidade de Maputo, visto que entrou através do Aeroporto de Quelimane, o que preocupa a corporação, pois não compreendem como os estupefacientes conseguiram passar pelos mecanismos de segurança aeroportuária.