Uma jovem de 25 anos foi assassinada na cidade da Beira, na província de Sofala, na transição da noite de Natal para o dia de Natal. O crime foi supostamente protagonizado pelo amante da vítima, movido por ciúmes.
A vítima, identificada como Anabela João Pedro, foi vista com vida pela última vez numa barraca no bairro da Munhava, na companhia de amigos. O seu amante, um jovem de 35 anos, que não era o seu marido, ficou irritado com a situação e os dois tiveram uma discussão.
Na manhã seguinte, o corpo de Anabela foi encontrado sem vida e com sinais de agressão. A polícia foi chamada ao local e deteve o amante da vítima, que negou o crime.
No entanto, a irmã da vítima, Joana João Pedro, afirmou que o amante esteve com a irmã na noite do crime. Ela disse que os dois discutiram e que o amante ameaçou a irmã.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, Dércio Chacate, disse que há indícios suficientes para a detenção do suspeito, agravados por antecedentes de violência doméstica a que a vítima estava sujeita.
A vítima era casada e tinha dois filhos. O seu verdadeiro marido aguardava pela esposa que nunca mais voltou.
O crime chocou a população da Beira e levantou preocupações sobre a violência doméstica. A PRM apelou à população a denunciar quaisquer casos de violência doméstica.