Economia EDM vai construir novas centrais solares

EDM vai construir novas centrais solares

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A Electricidade de Moçambique (EDM) vai construir e operar novas centrais solares nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, avançando ainda com uma central solar flutuante na barragem de Chicamba, em Manica, anunciou a empresa pública.

Contudo, a EDM refere que assinou um memorando de entendimento com a Africa50 para o desenvolvimento de projectos de produção e transporte de energias renováveis, no âmbito das iniciativas para impulsionar a Transição Energética em Moçambique.

A Africa50 irá cooperar com a EDM no desenvolvimento, financiamento, construção e operação das centrais solares terrestres de Montepuez, em Cabo Delgado, e Angoche, em Nampula, com a capacidade instalada de 100 MegaWatts (MW) e 60 MW, respectivamente, englobando a componente de armazenamento de energia.

Os acordos incluem, ainda, o desenvolvimento da primeira central solar flutuante de 100 MW no reservatório da Central Hidroelétrica de Chicamba, com o objectivo de utilizar as superfícies de água existentes para a produção de energia, poupando, assim, as terras aráveis para fins agrícolas”, acrescenta o comunicado.

De acordo com a Lusa, além destes projectos, os presidentes dos conselhos de administração das duas empresas, Marcelino Alberto e Alain Ebobissé, respectivamente, assinaram um memorando de entendimento para implementação de projcetos de transporte de electricidade: a Linha Metoro–Montepuez–Marrupa, de 285 quilómetros e 220 kV, da Linha Maputo–Matutu, de 72 quilómetros e 400kV, e da Linha Massinga–Vilankulo, de 200 quilómetros e 110kV, além da construção de subestações.