O despiste de um autocarro na Caxemira indiana causou na quarta-feira 36 mortos e 19 feridos, anunciaram as autoridades indianas.
O acidente ocorreu no distrito de Doda, disse o vice-ministro da Ciência e Tecnologia indiano, Jitendra Singh, nas redes sociais, citado pela agência espanhola EFE. Singh acrescentou que os feridos estavam a ser transportados para um hospital distrital.
Segundo noticiou a agência indiana PTI, o autocarro se despistou e caiu num desfiladeiro de 90 metros.
As autoridades ainda não esclareceram a causa do acidente, mas um polícia local disse à agência francesa AFP que “foi causado pela negligência do motorista que bateu na barreira de segurança da estrada”.
As primeiras imagens do acidente mostravam o veículo de passageiros capotado na ravina, completamente destruído, enquanto várias pessoas tentavam retirar as vítimas do autocarro.
Entretanto, o ministro do Interior, Amit Shah, disse nas redes sociais que a administração local estava a realizar operações de salvamento no local do acidente. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, lamentou o acidente numa mensagem nas redes sociais.
“As minhas sinceras condolências às famílias que perderam os seus entes próximos e queridos. Rezo para que os feridos recuperem o mais rapidamente possível”, disse Modi.
Anunciou também uma indemnização de 200.000 rupias (cerca de 2.200 euros) para as famílias dos mortos e de 50.000 rupias (cerca de 550 euros) para os feridos.
Os acidentes rodoviários na Índia são frequentes devido ao mau estado das estradas, ao estado precário de alguns veículos e à falta de respeito pelas regras de trânsito.
Em setembro, 11 pessoas morreram e 12 ficaram feridas quando um trator-reboque colidiu com um autocarro que transportava um grupo de peregrinos hindus no estado do Rajastão, no norte da Índia.