Dois jovens estão detidos na cidade de Tete indiciados de burla. Os indivíduos em causa dedicavam-se a oferecer falsa ajuda a clientes de bancos, junto das ATM, com intuito de trocar cartão e, por fim, roubar o dinheiro disponível na conta.
Segundo explicou a porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Tete, Celina Roque, os jovens foram detidos em flagrante delito, na última quinta-feira, numa das ATM próximas do Hospital Provincial de Tete, após apoderarem-se de 10 mil meticais a um funcionário daquela unidade sanitária.
“Colocavam um código na ATM para que máquina rejeitasse o cartão. De seguida, apareciam oferecendo-se para ajudar como pessoas de boa-fé. Durante o acto trocavam o cartão e, na nova tentativa, tomavam conhecimento do PIN. No final o cliente desistia porque as dificuldades prevaleciam e depois os burladores ficavam a levantar o dinheiro”, descreveu.
Contudo, a quadrilha é composta por três jovens, sendo que um deles conseguiu fugir. Os detidos tinham em sua posse mais de 60 cartões de diferentes bancos e uma viatura que usavam em situações de fuga.