Em conferência de imprensa, o porta-voz do Comando da PRM em Nampula, Zacarias Nacute, fez saber que membros e simpatizantes da Renamo fabricaram bombas caseiras e durante as manifestações atingiram um agente da Unidade de Intervenção Rápida que acabou sendo amputado o antebraço, no Hospital Central de Nampula.
Nacute disse que, com base na inteligência policial, foi possível recolher material explosivo de fabrico caseiro que se acredita que seria usado contra a Polícia. O mesmo material, segundo a Polícia, estava na delegação política da Renamo, na cidade de Nampula.
Contudo, as autoridades policiais acusam a delegada política da Renamo em Nampula, Abiba Aba e os edis de Nampula, Paulo Vahanle, e de Nacala, Raúl Novinte, de serem os mentores das manifestações violentas da última sexta-feira, pelo que corre contra eles um processo que foi remetido ao Ministério Público com as provas supracitadas, com vista à instrução legal.
Pelo menos 101 pessoas foram detidas nos municípios de Nampula e Nacala e nove polícias feridos é o respaldo da ocorrência da última sexta-feira em Nampula e Nacala.