O Hamas entrou em confronto terrestre contra as tropas de Israel em Gaza na sexta-feira (27). A informação é do grupo extremista por meio das redes sociais.
De acordo o grupo, o confronto ocorre na cidade de Beit Hanoun, ao noroeste da Faixa de Gaza. A ação é coordenada pelas Brigadas Al-Qassam, o braço militar do Hamas.
Osama Hamdan, membro do Hamas, alega que Israel tentava “criar uma imagem de vitória”, mas o grupo tenta impedir o avanço das tropas israelenses na região.
Hamdan também fala sobre o corte das telecomunicações de Gaza. Para ele, “é uma tentativa de encobrir os crimes da ocupação [israelense] sem qualquer supervisão ou responsabilização”.
No entanto, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), contra-almirante Daniel Hagari, anunciou que eles estão “expandindo as operações terrestres”.
“Nas últimas horas, aumentamos os ataques em Gaza. A Força Aérea ataca amplamente alvos subterrâneos e infraestruturas terroristas, de forma muito significativa”, detalhou Hagari.
Na semana passada, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallam, explicou que as ações das tropas israelenses devem ocorrer em três fases, e “não durará para sempre”.
“Queremos fazer uma operação em Gaza para deixar de sermos responsáveis pelo território para sempre”, disse Gallant durante um discurso no Parlamento de Israel.