Internacional México extradita filho de “El Chapo” para os EUA

México extradita filho de “El Chapo” para os EUA

O México extraditou para os Estados Unidos, Ovidio Guzmán López, conhecido por “El Ratón”, filho do famoso traficante de drogas Joaquín “El Chapo” Guzmán. A informação foi divulgada por Merrick Garland, secretário de Justiça norte-americano.

“Como resultado da cooperação entre as forças do México e dos EUA, Ovidio Guzmán López, líder do Cartel de Sinaloa, foi extraditado para os EUA”, disse Garland.

A ideia, com a extradição, é garantir que Ovidio permaneça preso, pois a pressão do cartel em território mexicano é muito maior.

Contudo, depois da prisão e consequente condenação de “El Chapo” à prisão perpétua nos Estados Unidos, seus quatro filhos herdaram a liderança do cartel de Sinaloa. Os EUA seguiram na mesma linha que fizeram com o pai e acusam “Los Chapitos” também de narcotráfico internacional.

O DEA (agência antidrogas dos Estados Unidos) trata o o Cartel de Sinaloa como o maior responsável pelo tráfico de fentanil. O entorpecente é 50 vezes mais potente do que a heroína. Ele causou boa parte das 109 mil mortes por overdose no ano passado nos EUA segundo dados preliminares oficiais do governo.

Recomendado para si:   Rússia proíbe ativismo LGBTI+ por extremismo