Sociedade Cabo Delgado: Mais de três mil deslocados terão bilhetes de identidade

Cabo Delgado: Mais de três mil deslocados terão bilhetes de identidade

Pouco mais de três mil pessoas, maioritariamente deslocadas do terrorismo, em Cabo Delgado, que se encontram nos distritos de Lichinga, Cuamba, Marrupa e Mecula, no Niassa, vão ter acesso a identificação emitida gratuitamente pelas entidades competentes.

Contudo, o processo de emissão dos BI arrancou em Abril último, devendo estar concluído no próximo mês, no quadro de uma iniciativa conjunta liderada pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos com apoio financeiro da Organização Internacional das Migrações (OIM).

O porta-voz da Direcção Provincial de Identificação Civil, Ernesto Manuel, disse ao “notícias” que a tramitação do BI é gratuita e se destina, essencialmente, aos deslocados que na fuga precipitada  perderam ou não puderam levar a respectiva documentação individual.

O distrito de Mecula foi assolado, a 21 de Novembro de 2021, por ataques armados, protagonizados por grupos de terroristas nas localidades de Naulala 1 e Naulala 2 e Nampequesso, sendo que parte da população se refugiou em Lichinga, Cuamba e Marrupa, onde se encontra actualmente.

Recomendado para si:  CTA sequestro de empresário português e alerta para insegurança no país