Sociedade LAM retoma com voos directos entre Joanesburgo e Vilankulo

LAM retoma com voos directos entre Joanesburgo e Vilankulo

A LAM retomou os voos directos de Joanesburgo para Vilankulo e vice-versa. A ministra da Cultura e Turismo diz que a retoma desta rota abre espaço para a consolidação do turismo nacional.

A COVID-19 abalou a indústria de turismo, porque o espaço aéreo se fechou e, consequentemente, não havia voos. As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) não são uma excepção. A empresa sofreu com a pandemia e muitos voos ficaram por terra.

“Fazer o voo Joanesburgo–Vilankulo na LAM significa entrar no espírito de turismo, de praia quando se embarca em Joanesburgo porque vamos servir de exemplo”, indicou João Pó Jorge, director-geral da LAM.

E a LAM vai entrar neste espírito de turismo com pelo menos cinco viagens por semana. “E este retorno das Linhas Aéreas neste percurso é mais que acertada dada a sua relevância na cadeia de valor para a consolidação e a promoção do turismo nacional, pois, com a sua intervenção, se abrem melhores perspectivas para o envolvimento e estímulo de mais intervenientes moçambicanos e não só no turismo”, afirmou Eldevina Materula, ministra da Cultura e Turismo.

No entanto, a governante não deixou de destacar a importância do voo pós-COVID-19. “Notamos com satisfação a atenção e o interesse que a LAM está a dar a Vilankulo, pois de uma situação adversa da pandemia da COVID-19 em que tinha ficado sem voos para este destino, agora faz ligações Joanesburgo–Vilankulo às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos”, acrescentou Materula.

Recomendado para si:  Cidade de Maputo regista 20 mortes por consumo de álcool nos últimos meses

Um pedaço de paraíso na terra, Vilankulo está entre os cinco destinos turísticos de eleição de Moçambique e, por isso, o Governador de Inhambane pede mais voos para servir aos turistas.

“Queremos, mais uma vez, desafiar a LAM que, para além de pensar em Joanesburgo–Vilankulo e Inhambane, também devemos começar a pensar na ligação de um voo directo Cape Town–-Vilankulo porque é uma rota que promete e também a ligação Mpumalanga e Nelspruite–Vilankulo. Temos muitos turistas que estão no Kruger Park, querem vir a Vilankulo e vice-versa”, sugeriu Daniel Chapo, Governador da província de Inhambane.

E a satisfação dos turistas, que há muito esperavam por voos desta rota, está estampada nos seus rostos. “Eu acho fantástico que vocês tenham voos directos para Vilankulo. É a minha primeira vez aqui, e tenho de voltar”, disse, Margareth, turistas sul-africana de visita a Vilankulo, secundado por Cameron Charlie, também turista: “Nós estamos muito felizes com este feito de voos directos de Joanesburgo para Vilankulo. A época é perfeita para conectar-se ao nosso mercado em Cape Town, Durban e esperamos que, desta vez, venham para ficar”.

A LAM faz voos directos de Maputo para Zâmbia e Zimbabwe, sendo que, dentro de dias, vai anunciar voos com destino a Portugal.