Donald Trump, ex-presidente e candidato às primárias Republicanas para as eleições presidenciais de 2024, acusou o seu rival Democrata, o Presidente Joe Biden, de impedi-lo de fazer campanha pressionando os procuradores a acusarem-no em tribunal.
“[Joe Biden] Levou-me a tribunal no meio de uma campanha eleitoral que estou a ganhar de longe, mas que me obriga a gastar tempo e dinheiro em coisas não relacionadas com a campanha”, frisou o magnata Republicano, num comício em New Hampshire.
Donald Trump foi indiciado três vezes nos últimos meses, em casos separados.
No entanto, o ex-chefe de Estado foi acusado de ter tentado alterar o resultado das eleições presidenciais de 2020, de falsificar documentos comerciais num caso que envolveu a atriz pornográfica Stormy Daniels, com quem o ex-presidente teve um caso em 2006, e de ter comprometido a segurança dos Estados Unidos ao manter documentos classificados após a sua saída da Casa Branca em janeiro de 2021, incluindo planos militares ou informações sobre armas nucleares.
Assim, o ex-presidente declarou-se “não culpado” em todos estes casos, que descreve como uma “caça às bruxas” movida pelo governo Biden.
Num comício no Estado de New Hampshire esta terça-feira, Trump sugeriu que as muitas audiências previstas para os próximos meses relacionadas com os processos podem impedi-lo de estar no terreno.
“Eu não poderia ir para Iowa hoje [terça-feira], ou para New Hampshire, porque estaria sentado num tribunal por causa de um procurador que me acusou de estupidezes”, apontou.
O atual chefe de Estado e recandidato à Casa Branca, Joe Biden, tem tido a preocupação de não comentar os processos contra Trump, para se afastar das acusações de instrumentalização da Justiça.
Donald Trump também sugeriu que pode ser anunciada uma quarta acusação “na próxima semana”.
Entretanto, este eventual processo pode estar relacionado com a alegada pressão de Trump, exercida sobre um responsável da Geórgia, após a eleição presidencial de 2020.