Um helicóptero do Exército australiano despenhou-se no mar durante um importante exercício militar com os Estados Unidos, deixando quatro pessoas desaparecidas, anunciou o ministro da Defesa australiano, Richard Marles, suspendendo as manobras com Washington.
No entanto, o aparelho, um Taipan MRH-90 de fabrico europeu, despenhou-se na sexta-feira ao largo da ilha de Hamilton, no Estado de Queensland, nordeste.
“Neste momento, os quatro membros da tripulação ainda não foram encontrados”, declarou Marles, 12 horas após o acidente.
Assim, as famílias dos desaparecidos foram notificadas, acrescentou o ministro, dizendo esperar “melhores notícias”.
A polícia australiana anunciou que foram encontrados destroços de um helicóptero militar que caiu no Oceano Pacífico, mas depois de uma noite e um dia de buscas, ainda não havia sinal de quatro tripulantes desaparecidos. “Localizamos vários destroços que parecem ser do helicóptero desaparecido”, disse o superintendente da polícia de Queensland, Douglas McDonald. “Neste momento, continua a ser uma operação de busca e resgate.”
Representantes do ministério anunciaram a suspensão do Talisman Sabre, as grandes manobras militares com os Estados Unidos, bem como com soldados japoneses, franceses, alemães e sul-coreanos, que envolvem 300 mil soldados.
Os exercícios estavam a entrar na sua segunda semana com operações de grande envergadura: manobras aéreas, combates terrestres e desembarques anfíbios.