Destaque Mineiros moçambicanos assaltados por grupos armados na África do Sul

Mineiros moçambicanos assaltados por grupos armados na África do Sul

De Janeiro a esta parte dezasseis mineiros moçambicanos foram assaltados por grupos armados que actuam no território sul-africano, entre o cruzamento de Komatiport e a fronteira de Lebombo.

A denúncia é feita pelo Presidente da Associação dos Trabalhadores Moçambicanos nas minas e farmas da África do Sul.

Victor Cossa falava á Rádio Moçambique após o encontro que os mineiros moçambicanos, baseados em North West, mantiveram, este domingo, com a Alta Comissária de Moçambique na África do Sul, Maria Manuela Lucas.

Victor Cossa diz que os mineiros moçambicanos pedem a intervenção urgente das autoridades dos dois países para estancar a acção de grupos armados naquela zona:

Relata que nesses assaltos, os mineiros perdem bens e até  o caso de um que acabou por ficar sem um dos seus membros superiores.

A embaixadora de Moçambique na África do Sul, Maria Manuela Lucas, disse ter abordado esta questão e outras sobre crimes transfronteiriços, quando mês passado visitou os dois postos de travessia:

Em meados do passado mês de Maio um autocarro de transporte de passageiros foi assaltado na fronteira de Lebombo, na África do Sul, por mais de dez homens armados.

Recomendado para si:  Homem detido em Maputo por homicídio frustrado após conflito por telemóvel

Estes, aproveitam-se das restrições de energia e do engarrafamento provocado por camiões de transporte de minérios para ameaçarem a segurança dos que realizam viagens para o país vizinho, sobretudo à noite.