Internacional Marcha pacífica na capital do Peru contra Congresso e Governo

Marcha pacífica na capital do Peru contra Congresso e Governo

Várias centenas de peruanos reuniram-se no sábado à tarde no centro de Lima numa marcha pacífica chamada “Contra a ditadura do Congresso e o governo cúmplice” para protestar contra a Presidente, e também contra a legislatura.

A marcha foi convocada por diferentes grupos de estudantes, grupos regionais, sindicatos e outras organizações, e cujo destino era chegar ao Congresso.

Durante o protesto foram lembradas as dezenas de mortos nos protestos antigovernamentais entre dezembro e março no país.

Os manifestantes pediam justiça por estes acontecimentos e havia fotografias dos que morreram em confrontos com as forças da ordem.

“O assassino está no Palácio e a ditadura está no Congresso”, “Soltem todos”, podia ler-se em algumas das faixas.

A marcha, que foi pacífica e controlada por um cordão policial, contou também com a presença de vários deputados de diferentes partidos.

Esta semana, o Congresso desqualificou a ex-procuradora nacional, Zoraida Ávalos, para o exercício de funções públicas durante cinco anos e formalizou o processo criminal pelos alegados crimes de omissão, recusa ou atraso de atos funcionais.

Recomendado para si:  ONU condena mudança de Governo em Madagáscar

Em 2022, quando Pedro Castillo era Presidente, Ávalos iniciou investigações preliminares contra este pela suposta prática de vários crimes de corrupção, mas suspendeu todos os procedimentos até o final do mandato por causa de sua “imunidade absoluta”.