Uma funcionária da repartição dos Serviços de Mulher e Acção Social do Hospital Distrital de Manica encontra-se detida por adopção ilegal de gémeos, filhos de uma mãe com problemas mentais que abandonou os bebés na maternidade após o parto.
Na sequência do mesmo caso, recolheu às celas o pai adoptivo, que recebeu da referida funcionária, de forma ilegal. Os dois bebés do sexo masculino foram abandonados pela mãe no mês passado na maternidade do Hospital Distrital de Manica.
A informação foi tornada pública em Chimoio, durante numa conferência de imprensa conjunta dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, Saúde; Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC); PRM-Secção de Menores e Procuradoria Provincial.
Na ocasião, Xavier Isidoro, director dos Serviços Provinciais de Saúde e porta-voz do encontro, informou que as crianças foram recuperadas na província de Tete, após duas semanas do seu desaparecimento em Manica.
Isidoro explicou que a parturiente que abandonou os filhos também está as contas com a Polícia da República de Moçambique no Comando Distrital, circunscrição onde ocorreu o crime.
Explicou que após o resgate, as crianças foram submetidas a exames médicos e gozam de boa saúde, tendo sido colocadas à responsabilidade do Infantário Provincial de Manica, localizado em Chimoio.
Os gémeos só poderão ser devolvidos aos seus parentes mediante decisão judicial, segundo anunciou a fonte.