Internacional Polícia prende manifestantes antimonarquia na coroação de Charles III

Polícia prende manifestantes antimonarquia na coroação de Charles III

Policiais prenderam, na manhã de sábado, seis manifestantes antimonarquia nos arredores da Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido. O grupo protesta contra a coroação do rei Charles III.

Vestidos de amarelo e segurando cartazes com a frase “Não é meu rei”, eles pedem o fim da monarquia e eleição de um chefe de estado. O grupo afirma que a família real não representa uma democracia constitucional e traz prejuízos aos cofres britânicos.

Desde o início da semana, autoridades de segurança britânicas têm se posicionado contra eventos que tentassem “obstruir a diversão e celebração” das pessoas.

Além da ação presencial nos arredores da Abadia de Westminster, o movimento contrário à coroação também ganhou repercussão nas redes sociais.

No Twitter, a hashtag #NotMyKing (#NãoÉMeuRei, em tradução livre) ficou entre os assuntos mais comentados. Vídeos dos protestos também circulam na plataforma.

Coroação

Charles assume o posto de rei oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022. A cerimônia de coroação reúne líderes e representantes de Estado.

Recomendado para si:  Acidente de autocarro no Brasil causa a morte de pelo menos 17 passageiros

O rito da realeza britânica irá durar três dias, com shows televisionados e ações para incentivar o voluntariado no Reino Unido. Rei Charles, de 74 anos, torna-se o monarca mais velho a ser coroado na Grã-Bretanha.

Receberam convites para o evento 2.200 pessoas, incluindo membros da família real, representantes de 203 países — sendo 100 chefes de Estado — e membros de instituições de caridade patrocinadas pelo rei.