Destaque Nampula: Pelo menos 30 mil deslocados de Cabo Delgado retornaram às origens

Nampula: Pelo menos 30 mil deslocados de Cabo Delgado retornaram às origens

Pelo menos trinta mil deslocados devido as acções terroristas na província de Cabo Delgado que haviam sido acolhidos em Nampula  retornaram às suas zonas de origem, com o restabelecimento da ordem e segurança nos distritos afectados.

A província de Nampula chegou a ter cerca de sessenta e cinco mil deslocados, maior parte destes acolhidos nos distritos de Meconta, Nampula, Nacala e Eráti.

O delegado provincial do Instituto Nacional de Gestão e de Redução do Risco de Desastres (INGD) em Nampula, Alberto Armando disse que há situações que toda família retornou e em outras, uma parte dos seus membros.

O administrador de Meconta, distrito que acolhe maior número de deslocados de Cabo Delgado em Nampula, confirma que algumas famílias estão a regressar às suas zonas de origem, embora umas de forma tímida, com destaque para os acolhidos no Centro de Reassentamento de Corrane.

Um dos deslocados em Corrane confirmou que está em preparação o seu retorno á província de Cabo Delgado, com a segurança que se vive no seu distrito.