A campanha de vacinação contra a cólera abrangeu, até ao presente momento, 2.488.551 pessoas nas províncias de Niassa, Tete, Zambézia, Manica, Sofala e Gaza. A campanha iniciou a 30 de Março do ano em curso.
Os dados foram revelados esta terça-feira, em Maputo, pelo ministro da Saúde (MISAU), Armindo Tiago, por ocasião da cerimónia da Abertura Oficial da VIII reunião do Comité Directivo da Global Task Force on Cholera Control (GTFCC).
Segundo o ministro, citado pela AIM, para responder à actual epidemia, o MISAU, em colaboração com os seus parceiros, tem vindo a implementar diversas acções, tais como o fortalecimento da vigilância epidemiológica, e expansão da capacidade de testagem laboratorial em todo país.
Tiago falou ainda de acções ligadas à implementação de uma abordagem diferenciada para o manejo correcto e rápido dos casos, mobilização e educação das comunidades para a adopção de medidas de prevenção e mobilização de vacinas para a implementação das campanhas de vacinação reactiva.