O Instituto Nacional de Migração (INM) do México informou que 175 imigrantes estrangeiros ilegais, de maioria guatemalteca, foram encontrados amontoados na traseira de um caminhão que circulava por Chiapa de Corzo, em Chiapas, próximo à fronteira sul do país.
Durante uma inspeção no veículo, os agentes federais de imigração ouviram gritos e pancadas no interior do caminhão. De acordo com o INM, a porta traseira estava fechada e o motorista recusou-se a abri-la. No entanto, buracos no toldo permitiram que os oficiais enxergassem os rostos de mulheres e crianças.
Com apoio da Guarda Nacional do México e da Polícia Estadual, o caminhão foi levado a uma área segura, onde foram identificadas as nacionalidades dos 175 imigrantes. Confira:
- 154 da Guatemala;
- 13 do Equador;
- 3 de El Salvador;
- 3 de Honduras;
- 1 da República Dominicana; e
- 1 do Paquistão.
Para escapar da pobreza e violência da terra natal, na maioria das vezes, imigrantes pagam contrabandistas na tentativa de passar clandestinamente pelo México até o destino final: os Estados Unidos (EUA).
De acordo com o INM, o motorista do caminhão foi colocado à disposição das autoridades competentes para esclarecer a situação. Além disso, ele é investigado.
Entre os imigrantes ilegais, foram encontrados 30 menores de idade desacompanhados — sendo 28 da Guatemala e outros dois de El Salvador. No local, também havia três familias equatorianas e cinco guatemaltecas, que permanecerão sob a guarda e proteção do Sistema para o Desenvolvimento Integral da Família da entidade.
O Instituto Nacional de Migração abriu o Procedimento Administrativo de Migração para estrangeiros maiores de idade, visando determinar a situação imigratória deles no México. Ainda neste ano, mais de 300 pessoas foram encontradas em um caminhão em Veracruz.