Dois inspectores afectos ao Serviço Provincial de Alfândegas de Tete e um funcionário da Autoridade Tributária, nesta região, estão detidos, após terem sido flagrados em pleno recebimento de três mil meticais.
O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Tete (GPCCT) explica, num comunicado enviado ao “Notícias Online”, que os servidores públicos constataram que num estabelecimento comercial os produtos comercializados não eram facturados. Assim, como forma de não ser aplicada a devida sanção, o comerciante decidiu subornar os inspectores.
A instituição acrescenta que no acto da entrega do valor foram surpreendidos pelos seus investigadores, tendo o comerciante tentado, uma vez mais, suborná-los com o pagamento de sete mil meticais, como forma de encerrar o caso no local, estando por isso também detido.
Os investigadores do GPCCT flagraram um agente de trânsito, afecto ao Comando Distrital de Moatize, em pleno acto de recebimento de 4 500 meticais como forma de deixar passar um motorista que estava a conduzir com uma carta de condução falsa, após exigir 10 mil meticais como condição para ignorar a ilegalidade. Assim, o regulador de trânsito, também, está detido.